Cozinha é coisa de menino
Não, Caetano. Cozinha não é coisa de menina, como disse o vendedor da loja de brinquedos enquanto eu me decidia entre ela e um globo terrestre.
Um globo terrestre, Caetano!!! Esse seria, sem dúvidas, o brinquedo preferido dessa mamãe viajante.
Mas o brinquedo era para você.
E nós sabemos o quanto brincar é fundamental para o seu desenvolvimento.
É brincando que você vai aprender muito do que sabe sobre a vida, o que inclui viagens, mas também... Cozinhas.
Já viajamos muito, aliás. Conhecemos lugares lindos de viver. Ainda assim, ouso arriscar que a cozinha é um dos seus lugares preferidos nesse mundão que se apresenta diariamente para você.
Também! Ali existe um verdadeiro mundo a ser descoberto, cheio de armários recheados de surpresas e objetos curiosos prontos para serem experimentados. Um mundo de cheiros, sons e sabores, onde preparamos e nos deliciamos diariamente com nossos deliciosos papás.
Não, Caetano. Cozinha não é coisa de menina.
Cozinha é coisa de gente. Porque todo mundo precisa de comer. E é na cozinha que a comida é feita.
Por isso, em toda casa do mundo que se preze ela estará sempre lá, a cozinha.
Aqui em Minas Gerais sua função vai ainda além. Chega a ser afetiva a nossa relação com a área mais gostosa da casa, a cozinha.
Principalmente aquelas do interior, com fogão à lenha onde descansa o café quentinho e aquele perfume cheiroso de broa de fubá.
Uhnnnn.
Aprenda de uma vez por todas, Caetano: cozinha não é coisa de menina.
Sabendo disso, solte a sua imaginação e delicie-se com seu novo brinquedo. Deixe o faz-de-conta transformar a cozinha em pura diversão. Faça um bolo quentinho para a família no sábado de manhã. E não se esqueça de lavar a louça! Essa não é uma tarefa tão ruim. É apenas uma parte trivial de nossas vidas, que não é feita só de momentos de prazer.
E nas férias prometo te levar pra viajar. Brincar de conhecer o mundo de verdade. Tenho certeza que será fácil te convencer a gostar disso.
Já te ensinar a gostar de cozinha... Isso dependerá do bom exemplo, de muita brincadeira e da quebra de alguns preconceitos.
Porque sim, Caetano. Cozinha também é coisa de menino.
E não apenas de chefe famoso.
Cozinha é coisa de todo mundo, todo dia.
Cozinha também é lugar de prazer.
E livre de qualquer preconceito, pode ser o brinquedo perfeito para qualquer bebê.
Comments