top of page

Meninos pais, meninas heroínas


Quando Caetano tinha 5 meses e viveu o seu primeiro natal, decidi que ele não ganharia um presente, já que não seria capaz de compreender o que isso significava. De última hora, resolvi comprar algo que, apesar de ser um sucesso de vendas, ninguém daria para ele, nem mesmo o Papai Noel: uma Baby Alive. Aquela boneca que bebe água, come, faz xixi e cocô. Tipo bebê de verdade, sabe?

Um monte de gente me olhou torto, como era de se esperar. Um monte gente que pensa que meninos não devem brincar de boneca, porque isso é coisa de menina. É coisa de menina, porque existe uma construção social que determinou que seria assim e a gente tende a acreditar, com unhas e dentes, que normas sociais são coisas naturais e que sempre foi assim. Mas atenção! Você vai descobrir algo agora que nunca te contaram sobre meninos brincarem de boneca: meninos são os futuros pais de bebês de carne e osso! Tem coisa mais natural nessa vida que um homem virar pai? Agora prepare-se para uma descoberta ainda mais incrível: homens que se tornam pais são, em sua maioria, heterossexuais!


U-A-U!!


Então quer dizer que meninos que brincam de bonecas são incentivados a serem menos homens, sendo que no futuro são os mais homens que terão filhos?


Não entendendo nada.


Ainda não se convenceu? Então aí vai o argumento matador, o golpe de misericórdia inconstestável: homens hétero, prestem atenção: as mulheres amam, simplesmente amam, homens que assumem responsabilidades domésticas!!!

Então é isso, nem tudo que está aí, imposto, deve ser seguido só porque um dia ouvimos dizer que é assim. É só pensar um pouquinho que a dá para desconstruir com facilidade argumentos sem nenhum embasamento. A gente é inteligente justamente para poder questionar, e é questionando o status quo que a gente evolui.


O que eu sei, e que não é nada natural, é que mulheres vivem sobrecarregadas de maneira sobre-humana, só porque um dia os homens decidiram que cuidar das crias e da casa era tarefa somente delas. E sabe o que acontece com mulheres sobrecarregadas? Elas se tornam insuportáveis, como bem definido em um texto maravilhoso da @recriar_julieta que está circulando na Internet. E ninguém, nem homens, gostam de gente insuportável, não é mesmo? Olha aí! Mais um argumento incrível: deixar seu menino brincar de boneca pode ser justamente o que faltava para deixar os casamentos heterossexuais mais felizes e saudáveis.


Quando eu dei o tal boneco para o Caetano, essas ideias não estavam tão bem estruturadas assim. Elas ganharam força mesmo a partir das críticas abertas que recebi (e me deram ainda mais vontade de enfrentar tudo isso). Mas o que impulsionou mesmo essa história foi o episódio da troca dos presentes do aniversário de um ano. É que quando fui na loja de brinquedos trocar os itens repetidos, fiquei na dúvida entre um globo e uma cozinha. Todo mundo sabe o quanto eu amo viajar né? Mas o vendedor resolveu tentar me ajudar e opinou que "cozinha é coisa de menina".


Pergunta se Caetano não ama sua cozinha de brinquedo? Ama tanto, que ganhou uma versão mais realista, que complementa a cama em forma de casinha, à qual ele quis agregar esse ano alguns itens domésticos essenciais solicitados espontaneamente ao Papai Noel: liquidificador, torradeira e aspirador de pó. Acho até que já dá para ir morar sozinho.



Gente, pasmem, mas aqui tem mais uma descoberta incrível: homens também habitam casas. Necessariamente!!! E casas sempre têm cozinhas!!! Então por que homens não devem brincar de casinha? Porque, mais uma vez, uma construção social definiu que o trabalho doméstico, aquele mesmo, o que ninguém quer, é coisa de mulher.


E agora um dado realmente espantador: dos 100 melhores chefes de cozinha do mundo, apenas seis (sim, 6!) são mulheres. Isso dá um outro texto, então não vou nem me estender, mas já fica aqui a reflexão.


Então que tal esquecermos essa história de menino e menina sempre que entrarmos em uma loja de brinquedo? Às vezes você está impedindo seu menino de se tornar uma grande personalidade do mundo da gastronomia só por ter medo de que o interesse dele por cozinha possa torna-lo menos homem. E não dá mais para, em pleno 2021, perpetuar esse tipo de crença, não é mesmo?


Crianças aprendem é justamente brincando! E não me venham com esse papo de que menina nasce gostando de boneca porque isso é MENTIRA!!! As crianças não nascem sabendo de nada. Mas elas absorvem com propriedade TUDO o que contamos para elas, principalmente aquilo que não é dito.


Se você acha tudo isso bobagem, ou está me achando uma feminista chata, sinto muito, mas chato é perpetuar crenças sem sentido só porque um dia, por pura conveniência, disseram que era assim. Mas chato mesmo, insuportável, é viver injustamente de forma sobrecarregada porque seguimos acreditando nas mentiras que um dia nos contaram.


Agora, se você se identificou, aí vai a grande dica. Incentive seus filhos meninos a brincarem de casinha e de boneca. E vá além. Ao comprar presentes para as meninas, diga ao vendedor que estão procurando algo para um menino. Vá para a sessão feita para os homens e veja o mundo incrível de oportunidades que se abre diante de você. Meninas podem ser piloto de avião, dirigir carros incríveis, apagar incêndios com um caminhão de corpo de bombeiros, serem lutadoras imbatíveis, super-heroínas e tudo o mais que se possa imaginar. Podem até ser mães e donas de casa, se isso lhes interessar.


Só assim, criando crianças que desconheçam papéis definidos por gênero, teremos uma sociedade justa entre homens e mulheres, o que, infelizmente, estamos bem longe de alcançar.

Comments


      Flávia Vilhena
foto 2.jpg

Sou a Flávia. Mãe do Caetano e do Augusto. Viajante, ex-blogueira (de viagem), advogada e agora escritora...

Textos em Destaque
Textos Recentes
Procure por tema

E aí, curtiu? Me conta o que você achou.

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter
  • Spotify ícone social
Siga
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter
  • Spotify ícone social
bottom of page